Hidrotec Engenharia

Copyright ©2017 | Por: eClass

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 05 de junho foi escolhido para ser o Dia Mundial do Meio Ambiente e o tema proposto pela ONU, em 2019, foi “Poluição do Ar”.
De acordo com estudos, nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído, as emissões nocivas são responsáveis por sete milhões de mortes prematuras por ano e só no continente americano, cerca de 300.000 pessoas morrem anualmente devido à má qualidade do ar.
O cheiro de fumaça que vem dos escapamentos não é apenas desagradável, mas bem prejudicial, e milhões de pessoas são expostas e forçadas a inspirar ar poluído todos os dias. É considerado o mal das grandes cidades, e por isso, governos locais e nacionais estão tomando, cada vez mais, medidas para melhorar a qualidade do ar.

O especialista em mobilidade da ONU Meio Ambiente, Rob de Jong argumenta, “Precisamos evitar a necessidade dos transportes, melhorando os projetos das cidades, onde as crianças possam ir andando para a escola e as lojas sejam perto de áreas residenciais. Precisamos mudar para modos de transportes mais eficientes, como o transporte público, caminhar e andar de bicicleta. E precisamos melhor, por meio, por exemplo, de veículos mais limpos.”

O Chile possui a maior frota de ônibus elétricos da América Latina e o país busca ter 100% da frota elétrica até 2040. A preocupação em ter um sistema de transporte mais limpo, eficaz e sustentável vem de um passado conturbado e assustador, a capital do país, Santiago, já teve duas graves crises decorrente à poluição do ar, e devido ao clima seco da cidade, o país investe em novas políticas de combate à poluição do ar.
Em dezembro de 2019, o Chile será sede da COP25 (Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas) e a ideia é liderar uma das negociações mais desafiadoras de nossos tempos: tentar conseguir compromissos mais ambiciosos para a reduzir as emissões dos países com o objetivo de manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC.

No Brasil, o dia será marcado por atividades. Foi criado um site todo em português para o evento. Em Brasília, irá ocorrer um evento do Governe Federal, ONU Meio Ambiente e presença de alguns órgãos que auxiliam na regulamentação das normas do meio ambiente para anunciar o Lançamento da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar. Nas grandes capitais, estão agendadas palestras durante a semana para a discussão sobre o tema e a União de Ciclistas do Brasil, está promovendo o #PedalaAmbiental com a intenção de atrair mais bikers para o movimento. “A poluição do ar é evitável, e já conhecemos as soluções. Mas a hora de agir é agora. E queremos chamar a atenção das pessoas, das empresas e dos governos por meio destes grandes passeios ciclísticos, que funcionam como importantes vetores de ativação e transformação”, explica a Representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú.

Fonte:
https://nacoesunidas.org/meioambiente/
https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/ultimas-noticias-do-dia-mundial-do-meio-ambiente