Hidrotec Engenharia

Copyright ©2017 | Por: eClass

22 de Março – Dia Mundial da Água

Dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água e o tema escolhido para 2018 foi: “A natureza pela água”. 

Você sabia que:

1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que NÃO são protegidas contra a contaminação por fezes humanas?

– mais de 80% do efluente gerado pela atividade humana são despejadas na natureza SEM tratamento?

– até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de indivíduos, e a demanda por água poderá crescer até 30%.

– a agricultura é responsável por 70% do consumo de recursos hídricos — a maior parte vai para a irrigação das plantações.

– proporção de água potável que é bebida pela população equivale a menos de 1%.

– com as transformações do clima e a manutenção de padrões insustentáveis de produção, a poluição e a desigualdade na distribuição vão se agravar, bem como os desastres associados à gestão da água.

1,9 bilhão de indivíduos vivem em áreas que poderão ter escassez severa de água. Até 2050, o número pode chegar a cerca de 3 bilhões.

– a quantidade de pessoas em zonas de risco para enchentes passará de 1,2 bilhão para 1,6 bilhão, o que representará 20% da população mundial em 2050.

– aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas já são afetadas pela degradação da terra e pelo fenômeno conhecido como desertificação.

– a erosão do solo desloca de 25 bilhões a 40 bilhões de toneladas de camadas vegetais por ano, reduzindo significativamente a produção das safras e a capacidade da terra de regular quantidades de água, carbono e nutrientes além disso, os rejeitos escoados do solo erodido, contendo nitrogênio e fósforo, são um dos principais poluentes dos recursos hídricos.

Com base neste cenário, a celebração do Dia da Água de 2018 propõe estratégias focadas na gestão dos recursos ambientais (vegetação, solo, mangue, pântanos, rios e lagos) sendo utilizados com sua capacidade natural para o armazenamento e a limpeza da água.

A proteção e expansão de zonas pantanosas, bem como a reposição de reservatórios hídricos subterrâneos, por exemplo, são duas possibilidades para garantir estoques de água limpa, mantido pelo próprio meio ambiente, com custo menor do que represas construídas pelo homem.

A diversificação das culturas na agricultura, é um método que evita a erosão do solo, diminuindo a poluição gerada por esta atividade

Essas e outras soluções baseadas na natureza, tem o nome de “infraestrutura verde”, onde a intervenção humana é mínima, são capazes de oferecer os mesmos benefícios que a “infraestrutura cinza”, 100% fabricada pelo ser humano.

Outras vantagens que as soluções inspiradas no meio ambiente podem trazer, além de melhorias na gestão da água são que mangues e pântanos criados para a filtragem de águas residuais fornecem biomassa para a produção de energia, ampliam a biodiversidade das comunidades e criam espaços de lazer, gerando mais empregos.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/em-dia-mundial-da-agua-onu-defende-solucoes-para-problemas-hidricos-baseadas-na-natureza/